Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Polygala suganumae J.F.B.Pastore & Marques CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 23-01-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva no estado de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, município de Cavalcante (Pastore & Marques, 2009; Pastore et al., 2013). Ervas bianuais, ocorrem preferencialmente em Campos Limpos e Campos Rupestres associados ao domínio Cerrado, sendo encontrada em margens de trilhas e em solos arenosos (Pastore & Marques, 2009). Foi descrita recentemente, no ano de 2009, sendo conhecidas apenas duas subpopulações separadas por cerca de 21 km (Pastore & Marques, 2009). Apresenta AOO de 8 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça, considerando o município de ocorrência. A agroindústria e o aumento da frequência de incêndios são ameaças (Lara et al., 2007) que implicam em declínio contínuo de EOO, AOO e qualidade do hábitat. As subpopulações conhecidas desta espécie não estão em áreas protegidas por Unidades de Conservação. Portanto, são necessários investimentos para o desenvolvimento de ações necessárias a conservação da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senega suganumae (J.F.B.Pastore & Marques) J.F.B.Pastore;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala suganumae ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espéie foi recentemente descrita na obra Acta Bot. Brasil. 23(2): 446. 2009; P. suganumae está relacionada à outras espécies da série Timoutoidea Chodat principalmente por apresentar o caule 4-alado na base, racemos densifloros, corola persistentes nos frutos e sementes cilíndrico-elipsóides, com apêndices desenvolvidos. É mais afim à P. hygrophila Kunth, da qual se diferencia facilmente pelo hábito muito mais ramificado e frondoso, racemos estreito-cônicos, além das flores menores, entre 3-3,2 mm (vs. 3,5-4,3 mm), brácteas de 1-1,4×0,4-0,5 mm (vs. 1,9-2×0,8 mm), sépalas externas fortemente marcadas por glândulas manchas alvacentas (vs. sem pontuações ou fracamente maculadas) e sépalas internas (alas) 2,4-2,9×1,8-2,2 mm (vs. 3,2-3,5×2,3-2,5 mm), além das cápsulas maculadas por glândulas alvacentas (vs. não glandulosa ou com pequenas glândulas esparsas) (Pastore & Marques, 2009).

Dados populacionais

Estima-se, com base nos registros de coletas que indicam a presença de indivíduos em apenas duas localidades, que a espécie apresenta duas subpopulações; estas encontram-se separadas por cerca de 21 Km (Pastore & Marques, 2009).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, com ocorrência restrita ao município de Cavalcante (região da Chapada dos Veadeiros, Goiás) (Pastore & Marques, 2009; Pastore et al., 2013).

Ecologia

Erva ereta a subarbusto, de 30 a 60 cm de altura, bianual; P. uganumae ocorre preferencialmente em Campos Limpos e Campos Limpos Rupestres associados ao Cerrado; foi encontrada crescendo as margens de trilhas da região de Cavalcante (GO), em solos arenosos (Pastore & Marques, 2009).

Reprodução

Coletada nos meses de fevereiro, março e julho, possivelmente apresenta flores e frutos nos meses de fevereiro a julho, época com maior incidência de chuvas na região (Pastore & Marques, 2009).

Ameaças

2 Agriculture & aquaculture
Incidência local
Severidade medium
Detalhes No municio de Cavalcante, no estado de Goiás, há atividade agrícola em expansão, tanto a familiar como a agroindustrial (Lara et al., 2007).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes No municio de Cavalcante, no Estado de Goiás, devido a atividade agrícola em expansão, há intensa utilização do fogo para preparação das terras para o cultivo podendo acarretar em incêndios descontrolados, que causam enormes prejuízos a biodiversidade (Lara et al., 2007).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: needed
Observações: As subpopulações conhecidas desta espécie não encontram-se protegidas por nenhuma categoria de Unidade de Conservação (CNCFlora, 2013).

Referências

- Lara, D. X.; Fiedler, N. C.; Medeiros, M. B de. 2007. Uso do fogo em propriedades rurais do cerrado em Cavalcante, GO. Ciência Florestal, 17 (1): 9-15.

- Pastore, J.F.; Ludtke, R.; Ferreira, D.M.C. 2013. Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB127260>

- Pastore, J. F. B. & Marques, M. C. M. 2009. Duas novas espécies de Polygala (Polygalaceae) da região da Chapada dos Veadeiros, GO, Brasil. Acta Bot. Bras., 23 (2): 446-450.

Como citar

CNCFlora. Polygala suganumae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Polygala suganumae>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 12/11/2014 - 17:38:31